terça-feira, 27 de março de 2018

CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

Foto: Reprodução
corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar da população quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.
Na prática, a corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos Estados e dos Municípios destinados a esses direitos essenciais que, entretanto, são desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos, ou mesmo para contas bancárias pessoais de gestores mal intencionados.
O povo, porém, quando tem a oportunidade de mudar a situação não o faz porque ou está alienado ou preso a interesses individuais e mesquinhos.
Por outro lado, Educação e Honestidade precisam caminhar juntas. O voto, como já foi dito, não tem preço, tem consequência. Mas como convencer eleitores de que não devem “vender” o voto? Na verdade não existe uma fórmula mágica. Enquanto não houver um sistema educacional que valorize o professor e que tenha como horizonte a empatia, a solidariedade e o espírito de humanidade, jamais veremos a mudança que tanto almejamos.
A educação nunca foi prioridade, principalmente no Brasil. Isto, porque, para os perniciosos da política, seria uma catástrofe para seus planos e objetivos: quanto mais o povo ignorante, mais fácil e prolongada é a sua permanência no poder.
Nas pequenas cidades brasileiras a coisa é pior. Ninguém sabe para onde vão os recursos. A transparência tão exigida não funciona, ela é apenas mais uma das muitas capas a encobrir falcatruas. Ninguém fiscaliza! As câmaras municipais que têm o poder da representatividade vivem ajoelhadas aos pés de gestores desumanos, corruptos e descarados.
Até quando vai perdurar esse estado de coisas? A resposta está com você, eleitor. Aliás, o egoísmo seu pode ser o grande obstáculo para que todos tenham uma vida realmente digna.
Enfim, só se pode exigir o fim da corrupção quando realmente se pratica a honestidade. As duas estão nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. Tudo é uma questão de escolha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário