quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A urna eletrônica chegou em 1996. Com Orçamento curto, modelo antigo pode voltar em 2016.

A urna eletrônica chegou em 1996. Com Orçamento curto, modelo antigo pode voltar em 2016.


O corte no Orçamento da Justiça Eleitoral poderá trazer de volta  o voto em cédula, fato que pode significar fraude, lentidão na apuração e muito trabalho para os juízes, serventuários e colabor5adores da justiça eleitoral. Além disso, pode representar também um retrocesso escandaloso depois de tanto investimento em tecnologia, por sinal a mais eficiente de toda a história dos pleitos eleitorais no Brasil. Agora, parece que querem abrir o Museu do voto, em Brasília!

Apuração, que atualmente leva pouco mais de 10 horas, durava meses e era marcada por pressões e risco de fraude

Receber a cédula eleitoral do próprio candidato, ser coagido por capangas de coronéis e até declarar voto publicamente ao juiz eleitoral. O cenário que hoje parece estarrecedor já foi realidade para os brasileiros, que percorreram um caminho longo e nada confortável nas eleições até os dias atuais. As cédulas de papel, existentes desde a época colonial, seguiram pelo Império e pela República Velha e marcaram pleitos cercados de fraudes. A contagem dos votos, que tinham de ser transportados de diferentes partes do País até o Rio de Janeiro, durava meses.

Escrutinador: Na época da cédula de papel, "cidadãos convocados que trabalham nas eleições na apuração dos votos" France Presse - Seul, 27.jun.1995

  O primeiro Código Eleitoral brasileiro, de 1932, garantiu os principais avanços ao sistema eleitoral. A partir dele foi garantido o voto secreto, o voto feminino e até o uso de uma “máquina de votar”, que seria tecnologicamente viável apenas 64 anos depois, nas eleições de 1996. O primeiro contato do eleitor com a cédula única de votação, oficialmente impressa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorreu em 1955 para eleições de presidente e vice.


Com a colabora do Portal G1
e ultimosegundo.ig.
As fotos utilizadas nesta publicação foram copiadas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário