terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Buriti vive o caos



BURITI VIVE O CAOS
Ausência constante do prefeito deixa o município vulnerável a todo tipo de ocorrência. Esse fato causa revolta na cidade
 O município de Buriti de Inácia Vaz vive a pior crise administrativa da sua história. Desde que foi eleito, o prefeito Rafael Mesquita – PRB não tem correspondido aos clamores daquela população. Ele enfrenta, aliás, vários processos na justiça eleitoral. Hoje, 20, o juiz daquela 25ª zona eleitoral, Jorge Sales Leite julgou improcedente a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral – MPE contra o referido gestor, seu vice-prefeito Raimundo Nonato Mendes Cardoso – Raimundo Camilo, o ex-prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão – Neném Mourão e a ex-primeira Dama Ivonice Farias Mourão. A decisão inocenta o séquito da suposta compra de votos na campanha eleitoral que elegeu Rafael. Com isso, Mesquita continua no cargo de prefeito. Este foi o terceiro julgamento sofrido por ele contra seu mandato. Nas duas decisões anteriores ele foi cassado, mas conseguiu reverter a situação no TRE. 
 
Revoltada população ateia fogo no Fórum
 Populares revoltados com a decisão do juiz de inocentar o prefeito jogaram gasolina e atearam fogo no Fórum local. O magistrado teve que sair do prédio escoltado por policiais militares. Todavia, a administração de Rafael Mesquita tem se transformado num desastre para o município, e é comentada à boca livre em todos os cantos da cidade. Em todos os setores há ineficiência. Até o momento, a única obra que está concluída e aguardando inauguração é a do Posto da Previdência Social, uma obra do governo federal. 

Lixo amontoado no centro da cidade

Ruas e avenidas acumulam lixo e matagal. A buraqueira prejudica até os pedestres. A maioria dos vereadores se mantém calada diante dessa dura realidade. Buriti de Inácia Vaz é um dos municípios maranhenses que ainda conta com a figura do “chefe político”. Esse personagem folclórico é vivido pelo ex-prefeito Neném Mourão. Ele é quem dar as cartas, é o que administra a cidade. Há quem diga que a ausência do prefeito Rafael Mesquita é de comum acordo com ele. 


Serviços bancários prejudicados
Desta forma, ele vai comandando a política local em seu favor, à custa do erário. Segundo populares que não quiseram ser identificados com medo de represálias, Neném Mourão não tira um bloco de papel e caneta do bolso. Ele é quem autoriza atendimentos na cidade aos seus eleitores e apaniguados. Nesse cenário, o povo buritiense vive a maior calamidade da sua história. Os serviços bancários funcionam precariamente devido a onda de assaltos. Apenas uma Casa Lotérica presta esse tipo de atendimento.A insegurança é outra inimiga ferrenha da população que, além disso, não pode contar com a prefeitura para resolver os seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário