sexta-feira, 14 de junho de 2013

VEREADORES DE BURITI DE INÁCIA VAZ REPUDIAM MATÉRIA TENDENCIOSA



VEREADORES DE BURITI DE INÁCIA VAZ REPUDIAM MATÉRIA TENDENCIOSA
 Tudo começou quando o vereador da oposição Josimar Alves Lima – PDT (Jorge do Sindicato como é conhecido) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre o funcionamento do comércio local, estabelece o repouso semanal da categoria de comerciários e propõe a transferência da feira livre para os dias sábados. Durante esse período de tramitação o PL recebeu algumas emendas de parlamentares. O vereador Renato Barros – PSDC, por exemplo, tentou explicar a possível inconstitucionalidade, vez que as Leis Consolidadas e a Constituição Federal já estabelecem direitos trabalhistas às categorias de profissionais do País. 
 
Renato Barros exige observância aos direitos trabalhistas
O problema é que o empresariado de Buriti não está cumprindo a legislação, o que faculta aos empregados do setor procurar a justiça do trabalho para reclamar esses direitos. O caso foi publicado em um blog da cidade como sendo motivo de “guerra” entre os vereadores e acusando Renato de Barros de votar contra os trabalhadores. O fato se deu ao contrário: nas emendas que apresentou ao PL, o parlamentar do PSDC deixou claro a sua preocupação em preservar direitos, duramente conquistados, ao propor que “O comércio local, em geral, somente poderá funcionar nos domingos e feriados desde que sejam assegurados aos funcionários os direitos trabalhistas, conforme a CLT”, e transfere para o sindicato da categoria de comerciários e para a Associação Comercial de Buriti a discussão e a deliberação sobre a matéria. 
 
Rosim quer Feira aos domingos
O vereador Francisco das Chagas S. Martins – PSDB (Rosim) também apresentou emenda para que a Feira Livre continue funcionando aos domingos. Como justificativa, apresentou o fato de se tratar de uma tradição, pois, segundo ele, as pessoas da zona rural, sobretudo a comunidade católica, aproveitam sempre os domingos para assistir às missas e fazer suas compras na cidade, o que acontece desde os tempos do Brasil Império. 
 
Fcº. Cardoso repudiou críticas à Casa
A publicação foi considerada tendenciosa e mereceu o repúdio do Presidente da Casa Laudelino Mendes – PSB, do 2º Secretário da Mesa Francisco das Chegas M. Cardoso – PRB e do próprio Renato Barros. “Enquanto o blog não publicar as minhas emendas, a matéria será considerada tendenciosa”, desabafou Renato. 
 
Jorge do Sindicato: autor do PL
Numa entrevista exclusiva ao nosso portal, o vereador Jorge do Sindicato defendeu o Projeto de Lei de sua autoria, assegurando que o objetivo é garantir direitos que estão na Lei, mas que, segundo ele, estão sendo negados. Ele denegou que o projeto tenha a pretensão de transferir poderes para o município. “O projeto é mais um instrumento para que a Lei seja cumprida”, garantiu. O parlamentar defendeu a constitucionalidade da matéria e assegurou que ela não fere a CF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário